quarta-feira, 26 de junho de 2013

CAVALA

Isso aconteceu na zona rural do municipio  Conceição do Almeida-BA, em um certo dia, a muitos anos atras uma mãe e sua filha estava em sua casa ,a mãe estava indo para um rio, e sua filha queria ir também só que a mãe não queria deixar ela ir então ela falou:
_vai sua cavala
Ai a mãe não gostou e disse :
_Cavala você é de virar 
A mãe foi, sua filha teimou e foi cortando caminho pela fazenda e quando chego no rio encontrou a mãe, passado alguns segundos a filha desapareceu na frente da mãe, ela tomou um susto, quando anoiteceu estava ela e seu marido quando chegou lá pelas sete horas da noite, eles ouviram um chamado cavala..., cavala...., cavala... uma voz tipo de uma mulher muito seca, depois dai várias vezes eles ouviram.
Desse dia em diante sempre em noites muito escuras o pessoal da região costuma ouvir a voz de um pássaro muito triste ecoando cavala..., cavala..., cavala...
Opinião:
Todos da roça chamada Gampará ouviram esse canto, todos os meus tios avós e pais ouviram esse chamado cavala, cavala, cavala no entanto depois da chegada da energia elétrica e o desmatamento de muitas árvores da região, principalmente as jaqueiras,  parou de cantar mais todos ficavam com medo desse canto que agora deixou saudades, já que somos de uma geração que muito ouve essa estória mais não conseguimos vivenciar. 


90 comentários:

  1. Minhas parentes ouviam isso tbm no interior de nazaré de jacuipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde eu moro antes de eu vir para Minas gerais,minha cidade era porto seguro,mas morava na aldeia e nas noites eu sempre ouvia a no ar a cavala cantando,e é um passaro noturno ...

      Excluir
    2. Sim já ouvi ela andar já em uma fazenda minhas tias fala muito para gente e ninguém acreditava até quando ouvimos

      Excluir
    3. Nossa eu morria de medo, morava na Bahia e chegava a noite antes mesmo de escuta os cantos corria pra casa da minha sogra.. obs não tinha noção dessa história.. meu medo desse pássaro não era em vão credo,toda vez q ouvia eu sentia uma coisa ruim um medo rs

      Excluir
    4. Eu tenho 37 anos e quando eu era criança eu morava com meu pai numa roça perto de um riacho onde tinha bastante mato e lá todas as noite esse pássaro falava essas palavras até hj tenho medo daquele lugar

      Excluir
    5. Eu tenho 37 anos e quando eu era criança eu morava com meu pai numa roça perto de um riacho onde tinha bastante mato e lá todas as noite esse pássaro falava essas palavras até hj tenho medo daquele lugar Acajutiba bahia

      Excluir
  2. Muito legal, passei meses tentando encontrar alguem que testemunhasse que ja ouviu e viu sobre isso, eu morava em um sitio com minha vó onde sempre ouvia esse cântico da cavala, tinha muito medo na época, pois contavam muitas historia sobre essa cavala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja ouvir muito aqui na bahia quando era criança

      Excluir
    2. eu também já testemunhei o canto da cavala mas a cidade foi la em um povoado pacato em alagoas chamado canastra um distrito de Ibateguara na época eu tinha uns 5 anos mas ela sempre passava que era assim que dizia por volta da 00:00 ao redor do cemitério o som me lembro até hj ma no dia dela passar antes vinha um passaro antes avisando que era chamado"rasga mortalha" era ele que anunciava antes de escutar ela falando longe cavala cavala cavala huuu é de arrepiar quando eu lembro

      Excluir
  3. Minha vó também ouviu a cavala falar e lá em Alagoas Maceió na cidade da pindoba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou de lá e pura verdade dessa cavala ai ela rondava ali nas redondezas de paulo afonso em alagoas só precenciei em atalaia ali na mataraca na fazenda do velho celso

      Excluir
    2. Minha mãe ouviu esse pássaro também no interior de Amargosa na Bahia. Esse pássaro costuma ficar em pés de sapotizeiro.

      Excluir
    3. Moro na zona rural de Dias davila -BA. Por aqui sempre em noites muito escuras eu ouvia o canto da cavala. Moro em um sítio certa vez ela chegou a pousar em um pé de manga que temos aqui. Mais com muito medo ninguém teve coragem de ir ver. Mais isso já faz uns 15 anos. ainda moro no mesmo sítio mais a cavala parou de aparecer e cantar. acredito que tenha sido por conta do movimento aqui. carros e tambem Luz elétrica nas ruas e outras coisas mais que com certeza ela se sente afugentada.

      Excluir
    4. Minha tia do interior, região de Teodoro Sampaio, sempre conta que a lenda surgiu na época da Semana Santa por que a filha não obedeceu a mãe e foi excomungada! morria de medo dessa estoria!

      Excluir
    5. Boa tarde!

      Sou natural de Salvador - Bahia, e vivi durante anos aos finais de semana em Dias Dávila, cidade ao lado de Camaçari, lá tem desses pássaros de sobra, eu perdi a minha adolescencia lá, porque não conseguia dormir, logo na segunda feira não tinha animo para nada.
      Além de cantar dessa forma, ele tinha uns voos rasantes que estremeciam o telhado lá de casa, e as vezes ficavam dentro do pe de coco na frente da casa da gente, porém, nunca conseguimos ver o miserável.
      Quando voa rapidamente, parece o som daqueles filmes que vemos de anjos ou demonios, algo muito pesado tentando sair do chão, batidas de asa grandes.
      Confesso que tenho a curiosidade de conhecer a figura física desse des......., que me pertubou durante anos.

      Excluir
    6. É verdade e escutei muitas noites.
      Morria de medo e meu pai me acalmava dizendo que era una ave. meu medo era tanto que fazia xixi na cama. Era entre Salvador e Jequié. As vezes o carro parava de noite e a voz dela dizendo'cavala, cavala'... Era de terror.
      Hoje moro no exterior e sinto curiosidade de saber dessa ave ou năo que coisa era. NĂO E LENDA!
      Si alguem gravou gostatia de escutar e erradica, ainda, meu medo. Obrigada.

      Excluir
    7. Meu pai tbm ouviu em pindoba ele morava la

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. minha mãe ouvia este grito pois ela sempre contou pra nos

    ResponderExcluir
  6. minha mãe ouvia este grito pois ela sempre contou pra nos

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm já consegui ouvir mais de uma vez em uma fazenda que morei durante 9 anos, não só eu mais todos que lá moravam ouviam, era comum todas as noites esse canto ser ouvido parecia a voz de uma mulher mais muito distante....

    ResponderExcluir
  8. ela cantava exatamente de forma "CAVALA... CAVALA... CAVALA.... COM ELA SÓ... COM ELA SÓ..." No minimo muito estranho.

    ResponderExcluir
  9. morei no interior da bahia numa ciade chamada Dias Davila BA ...eu tinha uns 8 anos de idade ou menos não lembro bem .e existia um passaro que passava voando e tinha uma voz bem grossa e falava ...cavala , cavala , cavala... era de arrepiar , depois de alguns messes nunca mais apareceu isso ja faz uns 30 anos mais ou menos ...isso foi verdade .não é lenda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Dias davila, ali no fundo da Craíbas metal, tem poucas pessoas povoando o local ainda não tem energia, fui dormir lá sexta-feira 17/04/2020 na meia noite escutei esse som, e minha mãe contou a história, vim na internet descobrir algo, será só uma lenda ou fato real?

      Excluir
  10. morei no interior da bahia numa ciade chamada Dias Davila BA ...eu tinha uns 8 anos de idade ou menos não lembro bem .e existia um passaro que passava voando e tinha uma voz bem grossa e falava ...cavala , cavala , cavala... era de arrepiar , depois de alguns messes nunca mais apareceu isso ja faz uns 30 anos mais ou menos ...isso foi verdade .não é lenda .

    ResponderExcluir
  11. morei no interior da bahia numa ciade chamada Dias Davila BA ...eu tinha uns 8 anos de idade ou menos não lembro bem .e existia um passaro que passava voando e tinha uma voz bem grossa e falava ...cavala , cavala , cavala... era de arrepiar , depois de alguns messes nunca mais apareceu isso ja faz uns 30 anos mais ou menos ...isso foi verdade .não é lenda .

    ResponderExcluir
  12. Eu e minha mae tbm ouvimos la no interior chamado Capoeiruçu na bahia eu lembro q eu era bem menina

    ResponderExcluir
  13. Eu e minha mae tbm ouvimos la no interior chamado Capoeiruçu na bahia eu lembro q eu era bem menina

    ResponderExcluir
  14. A minha bisavô era amiga da mãe dessa menina.....acabei de descobrir pela minha vo

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Eu sou de Pernambuco , minha família morou décadas em zona rural , já ouviram essa ave cantar Cavala ... Cavala ... Cavala ... , Meu avô afirma ter ouvindo muitas vezes mas não acredita na lenda , apenas que o canto é sinal de mau presságio . Se trata de uma espécie rara que quase ninguém conhece ou a ouviu cantar . Eu nunca ouvi em anos na fazenda , sempre pesquisei mas não achava nada relacionado até que saiu uma matéria feita por a faculdade de Feira de Santana , um estudo de aves e descobriram que se trata da ave ( Gallinago Undulata ). Ave difícil de se ver , com hábitos noturnos , canta na madrugada , coloquem no Youtube que tem um vídeo com o canto , realmente se parece CAVAL , CAVALA , CAVALA e quando canta seguido então ... Gallinago undulata é o nome da ave que canta Cavala , há registros dessa ave cantado em AL , BA , PE , BH . Vale lembrar que a mais de 15 anos não se ouve essa bela ave cantando nas matas daqui . Uma pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Davi, sou de Salvador, ouvi essa hist´ria quando eu tinha 8 anos de idade e fiquei apavorado, hoje com 46 e adepto de trilhas, pescaria e camping sei que deve ser uma ave, mas não creio que seja a galinhola (gallinago Undulata) o canto dela soa "rola pau", como se pedisse para um pedaço de madeira rolar. imagino que aave que canta cavala seja alguma coruja. Sei que não é urutau (mãe da lua) que não é coruja e eu sei piar para chamar no mato, mas a cava eu nunca ouvi.

      Excluir
  20. Poucas vezes, ao anoitecer, no interior do município de Laje, Recôncavo da Bahia, garotinho ainda, ouvia esse cantar tristonho e meio arrepiante, pois sinha Chica, descendente de escravos, insinuava ser a ave do mau agouro que ameaçava as crianças desobedientes às mães.

    ResponderExcluir
  21. Poucas vezes, ao anoitecer, no interior do município de Laje, Recôncavo da Bahia, garotinho ainda, ouvia esse cantar tristonho e meio arrepiante, pois sinha Chica, descendente de escravos, insinuava ser a ave do mau agouro que ameaçava as crianças desobedientes às mães.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal eu Moro na zona rural no Municipio de Currais-PI, eu ouvir muitas vezes esse canto em noite de Lua clara e ninguem conseguiu vê esse passaro, meu sogro ouviu foi durante o dia e não conseguiu vê. se for mesmo um passaro que eu não acredito que seja é Invisivel, segundo a lenda foi um vaqueiro que foi campear em um dia de sexta feira santa e la correndo atraz do Boi morreu ele e o cavalo em uma avores espetados.
    alguem quizer bater um papo sobre isso segue meu whatsap: 89-99979-9650

    ResponderExcluir
  23. Se Você ouvir o som da ave que dizem ser a CAVALA , hoje você reconhece o som ?? tenho uma gravação .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá quem tiver o áudio desse bicho cantando manda pra mim

      Excluir
  24. Se Você ouvir o som da ave que dizem ser a CAVALA , hoje você reconhece o som ?? tenho uma gravação .

    ResponderExcluir
  25. Morava no interior ouvir muito essa lenda e na madrugada o canto desse pássaro não gostava de sair tarde ..morava afastado do centro porém a lenda era essa mas a versão da história era outra :0 mas em uma noite voltando do centro... Ouvir o pássaro .. Aliás os pássaros ... Nada mas nada menos que gaviões ou falcões ou coisa do tipo pássaros noturnos e que voa em bando... É não soa como cavala é mas um crin crin crin rápido ..

    ResponderExcluir
  26. Morei muito tempo no interior da Bahia, próximo à Camacan, e cansei de ouvir esse canto de cavala... Sempre de madrugada e eu ficava arrepiado, era muito igual a voz de uma mulher. A história que eu ouvia era bem parecida com essa lenda, isso já tem mais de 30 anos. Se eu não tivesse escutado eu não acreditaria.

    ResponderExcluir
  27. Morei muito tempo no interior da Bahia, próximo à Camacan, e cansei de ouvir esse canto de cavala... Sempre de madrugada e eu ficava arrepiado, era muito igual a voz de uma mulher. A história que eu ouvia era bem parecida com essa lenda, isso já tem mais de 30 anos. Se eu não tivesse escutado eu não acreditaria.

    ResponderExcluir
  28. Eu sou de São Gonçalo dos Campos, interior da Bahia e só acredito nessa história porque eu mesmo escutava essa voz perturbadora. Entre os meus 4 e 9 anos isso foi um verdadeiro tormento. Eu tinha muito medo, apesar de nunca ter visto (não conheço ninguém que já viu). Mas era uma voz de mulher, e um som bem amplificado, como se tivesse com um microfone.

    ResponderExcluir
  29. Hoje com 41 anos, quando conto essa historia, algumas pessoas acreditam mas outras, não. Eu até entendo, pois se eu tivesse no lugar delas, talvez eu também não acreditasse. O engraçado de tudo é que muita gente dizia ser um pássaro. Pássaro esse que nunca foi visto...Pássaro com voz de mulher...Enfim, o que era (ou é) eu não sei dizer pois nunca vi, como já disse, nem conheço ninguém que já o viu, mas que esse troço existia (ou existe) e metia medo em muito marmanjo velho, isso aí eu confirmo.

    ResponderExcluir
  30. Só mais uma coisinha gente...O que se ouvia era uma voz de MULHER mesmo, falando ou cantando CAVALA, CAVALA, CAVALA, em bom e alto som, muitíssimo bem explicado. Nem de longe parecia um pássaro.A VOZ ERA HUMANA mesmo, mas a fonte sonora, aí eu já não sei.

    ResponderExcluir
  31. Em Canavieiras/ Ba à mais de 40 anos eu escutei esse pássaro. O canto era aterrorizante! A muito tempo procurava o nome científico desse pássaro.

    ResponderExcluir
  32. Gallinago Undulata - Esse é o nome da Ave que o povo conhece como ' Cavala ' ... ouçam o canto no youtube , depois confirmem aqui , abraço .

    OBS: uma universidade de Feira de Santana fez pesquisas e confirmou com antigos moradores que já ouviram a ave .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque o link desse video aqui, nunca foi visto videos, desse misterioso passoro.

      Excluir
    2. tenho certeza que não é esse: Gallinago Undulata

      Excluir
  33. Morei na zona rural municipio de Olindina Bahia meus pais e todos da região nos anos 70 até 1989 não dormia a noite com medo de ouvir esse canto que deixava todos asustado meu pai saiu pra olhar e não nada apenas os gritos de uma vóz Cavala Cavala Cavala.

    ResponderExcluir
  34. Oi gente! Ainda criança de 9, 10 anos de idade, morava em Sapeaçú na Bahia e ouvi por muitos anos essa coisa cantar e tinha pavor. Era impressionante, por que, ao mesmo tempo que ouviamos o canto da cavala bem longe, ela cantava em seguida bem berto de nós. E repetia 5 vezes a palavra cavala, cavala, cavala, cavala, cavala. Isso foi na década de 60. Hoje, tenho 64 anos e a ultima vez que ouvi a cavala cantar foi aqui em Salvador. Eu morava no bairro da Boca do Rio. Estava com 22 anos. Grávida e quase morro de pavor. Há muitos anos, que venho procurando saber, se alguém, além das pessoas do meu lugar, também ouviam essa coisa cantar. Naquela época ouvia-se falr(não sei se é verdade isso) que vinheram cientistas de outros paises atras desse pássaro misterios, para estudar. E nunca foi encontrado.

    Essa caso é real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ouvi recentemente o canto dela. Depois de muitos anos. Tenho 37 anos, e a última vez que ouvi o canto dela, era adolescente. Obs moro em Itaguaí RJ área de campo aberto.

      Excluir
  35. Obrigada a todos que comentaram aqui. Pra que todos possam saber, que não é uma lenda. São fatos reais. Espero nunca mais ouvir, aquele canto horripilante. Só de lembrar, me arrepia.

    ResponderExcluir
  36. Oi. Eu sou do RJ e também ouvi essa ave na região de Caxias, interior. Minha avó me contou sobre a lenda e eu morria de medo. Fiquei sorpresa de mais ninguém do Rio de Janeiro ter falado sobre essa ave. Na minha infância era de morrer de medo ouvir. Pena que já não se ouve mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Ibicaraí-ba e acabei de ouvir ... É medonho demais!

      Excluir
  37. Ouvi antes de ontem esse passaro cantar.

    ResponderExcluir
  38. Estou ouvindo agora . Estou na casa dos meus pais em pedrinhas SE agora são 03:52 da manhã de terça feira 17 de julho de 2018

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que não é lenda, ouvi muito na zona rural de Ilhéus-Ba, precisamente no Salobrinho, tinha muito medo. Pensei que já tivesse sido extinta. Se conseguir gravar esse canto será ótimo.

      Excluir
  39. Oi, eu sou de Bom Jesus Piauí, e sempre que ia para a casa dos meus avós em Currais-PI ouvia ela cantar, geralmente em noites de lua clara, e além do som era possível ouvir um batido de asas, porém ninguém nunca conseguiu ver...

    ResponderExcluir
  40. Olá! Sou de Currais Pi tive minha infância na zona rural e desde de muito pequena ouvia o cântico da cavala, porém nunca vi nem ouvi falar que alguem visse qualquer imagem desse pássaro ou seja lá o que for.Isso sempre foi um mistério na aquela região, em plena noite de lua clara a gente ouvia como se passasse voando bem baixa, mas ninguém via.

    ResponderExcluir
  41. Sou prova viva dessa lenda ...existe mesmo ...de mês em Mês vou para o interior aqui da Bahia chamado Catu em uma Fazenda na roça ...ela canta todas as noites lá...ela passa cantando por cima da casa q a gente fica ....e assustador o canto dela ...

    ResponderExcluir
  42. Moro em Ibicaraí-ba e acabei de ouvir esse tal pássaro cantar... É medonho demais !

    ResponderExcluir
  43. Minha mãe e minha avó quando chegaram pra ilha de Itaparica disse q ouvia sempre cantar, mas depois não ouviu mas

    ResponderExcluir
  44. Eu já ouvi falar sobre essa história de cavala

    ResponderExcluir
  45. Meu nome é patricia sou de Entre Rios bahia em 2011eu ouvir e fiquei com muito medo

    ResponderExcluir
  46. Verdade concordo,em uma cidade de Sergipe- Boquim ,no interior estamos vivenciando essa lenda verdadeira, muita Gente aqui estão ouvindo ao início da noite ,até as madrugadas....

    ResponderExcluir
  47. Me chamo kledson Divulgações sou de Boquim-se e estamos vivenciando a realidade dessa História verdadeira, pra comprovar quem quiser vir ver apartir da 7:30 da noite ate a meia noite esse pássaro misterioso cantando,mas o incrivel e que canta mas no período da quaresma....mas informações chama no zap 79 99809-9423 irei gravar o canto, o pássaro misterioso canta bem na frente da minha casa em uma fazenda....

    ResponderExcluir
  48. Isso daí cantou hoje aqui das 03:00 até às 05:00

    ResponderExcluir
  49. Morei trinta anos em dias davila não,quando era criança sempre.ouvia o canto da cavala ,durante a noite

    ResponderExcluir
  50. Ouvi relatos e de pessoas que dizem ser o pássaro marcejão

    ResponderExcluir
  51. Estava em Dias D'Ávila, no dia 27/06/2020 e quando era as 04:39hrs da manhã ouvi esse canto da cavala, por três vezes. A minha mãe contou essa mesma história, vim atrás de mais informações só não sei se é mito ou verdade, alguém tem imagem do pássaro?.

    ResponderExcluir
  52. Sou de conceição do Almeida, estou há 14 anos em São Paulo, sempre ouvi esse canto lá no interior, a história é exatamente a mesma.

    ResponderExcluir
  53. Assista esse vídeo aos 35 segundos, o canto da Cavala vai aparecer , alguns dizem ser esse pássaro do vídeo mas na gravação o som é do playback .

    https://youtu.be/difaviKcaxI

    ResponderExcluir
  54. o nome do vídeo é Giant snipe - Narcejão . é o vídeo de 1:34 , mas a cavala vai cantar aos 35 segundos do vídeo, depois canta de novo

    ResponderExcluir
  55. Tinha 8 anos, morava no povoado chã da jaqueira-Atalaia-Alagoas.ouvia o pássaro cantar,cavala,cavala. Eu Moriá de medo. Meus pais contava a lenda pra vocês eu não saí de casa.

    ResponderExcluir
  56. Ela ronda pura quí em Alagoas na fazenda da minha avó sempre no inverno ela aparece de madrugada cantando, eu já ouvi muitas vezes parecer que ela canta bem encima dá sua casa é muito assustador mas muito legal.

    ResponderExcluir
  57. Eu sou de Camaçari, porém tenho um amigo da cidade de Terra Nova que disse que o finado pai dele presenciou muitas vezes a voz da CAVALA...e na cidade de Aramari-Ba ela passou por lá e derrubou muita gente na rua,muitos ficaram machucados, dizem que é um pássaro grande e magro tipo um couro seco

    ResponderExcluir
  58. Eu tenho o canto gravado no celular do pássaro que chamam de Cavala - haja pau , se alguém quiser ouvir é so entrar em contato, deixnado o whatsapp que Eu envio o áudio com a gravação do canto! é um pássaro real , não é lenda . e ele é muito raro e difícil de cantar hoje em dia

    ResponderExcluir
  59. Eu moro em Porto seguro Bahia a 8 anos atrás eu meu irmão ouviu esse barulho no mato gritando cavala...cavala...cavala

    ResponderExcluir